13 de jan. de 2009

EXPORTAÇÃO E CONTRABANDO DE MINÉRIOS BRASILEIROS: A GRANDE PIRATARIA

reportagem de 2007, mas vale a pena divulgar para reflexão.

João Alfredo Medeiros

Instituto de Química, UFRJ (17 de junho de 2007)

O grande roubo não é a cópia de "softwares" e de "CD" de música, que podem prejudicar os lucros fabulosos das grandes multinacionais da informática, as grandes gravadoras, como divulga a grande imprensa.

A grande e real pirataria é a transferência de nossas reservas minerais, isto é, nosso subsolo, por concessões absurdas, legalizadas por leis, decretos leis e o pelo paradoxo das "medidas provisórias permanentes", para os países detentores de "alta tecnologia", inclusive para a exploração racional dos países fornecedores de produtos primário, grupo em que o Brasil se inclui.

O sistema de concessões remonta à época da colonização e os preços dos minérios são estabelecidos nas bolsas dos países compradores.

Os preços não dependem no valor real das matérias primas, com base em sua abundância, custo de extração, avaliação da degradação ambiental decorrente da atividade de extração, transporte, da energia envolvida, nem fração de valor dos produtos acabados, mas nas chamadas "reservas" disponíveis para o mercado ou estratégicas.

Todos estes modelos econômicos capitalistas, elaborados pelos economistas, formados na era das bolsas de valores e do mercado de capitais, são profundamente lesivos ao país.

Nossos minérios de ferro são lavrados, moídos e transportados até os portos, de onde os grandes navios graneleiros os transportam para o chamado primeiro mundo. Para isto há estradas de ferro - que praticamente não existem mais para o transporte de bens e para o transporte interestadual, nesse país continental, e se constroem minerodutos, que atravessam estados, consumindo energia e água.

Para bombear uma polpa de minério de ferro moído são necessários dois terços de água ! Esta água é bombeada de volta para as origens?

Qual o preço e o valor do nosso minério de ferro ?

Quais os contratos existentes e qual seu período de vigência ? Vinte , trinta ou quarenta anos ?

Segundo dados obtidos em um dos portos há contratos em vigor a US$ 4 a tonelada de minério !

A Cia Vale do Rio Doce valorizou os preços, firmando contratos a US$ 16 a tonelada ?

Quanto o país ganha pelo minério extraído e pela degradação ambiental decorrente da extração ?

Quais são os preços do ferro gusa, das chapas de aço e dos vergalhões de aço, comparados com o do ferro contido no minério ? Vinte, quarenta e oitenta vezes mais!

E os minérios de manganês (Pirolusita, MnO2) do Amapá,do Pará ?

Olhem as fotos de satélite disponíveis no Google Earth para ver a degradação de grandes áreas do Amapá, de onde foi extraída toda a Pirolusita. Sobrou apenas a Rodocrosita, carbonato de manganês, com teor mais baixo. O que o país ganhou com esta destruição ?

São os minérios de ferro e de manganês recursos naturais renováveis ?

É claro que não.

Eles foram formados na época em que a crosta terrestre estava sendo formada, havia soluções ácidas formadoras de minerais, a atmosfera e as chuvas eram ácidas e não havia gás oxigênio, formado depois, pelas plantas!

Nestas condições primitivas havia rios e lagos de soluções salinas ácidas, com altas concentrações de íons de ferro e de manganês pouco oxidados (Fe2+ e Mn2+), além dos outros metais em solução. As grandes jazidas de minérios de ferro (Hematita, Fe2O3) e de manganês (MnO2) foram formadas por ação do oxigênio da atmosfera sobre aqueles íons, levando à precipitação dos hidróxidos, que formaram os óxidos, hoje lavrados e exportados a preços ditados pelas bolsas estrangeiras .

E os minérios de nióbio e tântalo ?

Consultem o Almirante Roberto Gama e Silva sobre o nióbio!

Quase toda a disponibilidade destes metais está concentrada no Brasil. As jazidas de columbita-tantalita, em uma imensa cratera vulcânica em Araxá, Minas Gerais, somadas às de Catalão (Goiás) representam 90% das reservas mundiais conhecidas, avaliadas e divulgadas. 95% do nióbio consumido no mundo, para aços especiais para oleodutos, máquinas, motores e armas vêm do Brasil, mas apenas 45% aparecem legalmente nas exportações brasileiras.

Como saem os outros 50%? Ver artigo de Adriano Benayon (Nova Democracia 28.01.2006)

O que está sendo feito com a gigantesca reserva de nióbio e tântalo, em cones vulcânicos, na região dos Sete Lagos, no Pará ? É conhecida há mais de 30 anos, e as avaliações disponíveis indicam ser 10 vezes maior do que a de Araxá!

As ocorrências de columbita-tantalita do norte formam um imenso veio que vai do Amapá ao Nordeste, onde predomina a Tantalita, descendo para o norte da Bahia. Deve ser dito que o Tântalo é muito mais valioso do que o Nióbio !

E o estanho ? Não se divulga mais nada sobre a Cassiterita de Rondônia e do Amazonas ? Como está sendo exportada? Que percentual está sendo processado aqui para a produção de estanho e bronze ?

O divulgado "Roubo de Urânio" pela revista Isto É, pelo reporter Rodrigo Rangel, não teve nem retificação nem informação suplementar. Escrevi ao repórter, explicando que não se tratava de roubo de urânio, mas de Torianita contendo alto teor de chumbo-208. Nenhuma resposta recebi. O interesse na torianita é o chumbo-208, usado como blindagem na bomba de nêutrons, a bomba capitalista, que destrói células vivas, matando as pessoas, sem formar as ondas de choque das bombas atômicas, que destroem as instalações !

A torianita se parece com a cassiterita, enganando até quem conhece os minerais. Os cristais ou grãos são muito parecidos, mas é muito fácil distingui-la da cassiterita, pelo maior peso específico e por um simples ensaio de dissolução em ácidos.

Por que é transportada , exportada e contrabandeada como sendo cassiterita ? Porque não há fiscalização e controle por análises químicas.

A informação do presidente da CNEN a respeito de Torianita encontrada em depósitos de columbita em São Paulo, o que fazia supor que seria misturada à columbita, mostra o desconhecimento da situação : columbita e cassiterita são extraídas e separadas pela mesma mineradora no Amazonas (Pitinga). Provavelmente a torianita vem sendo transportada de lá como sendo cassiterita!

A roubalheira nas exportações e no preço do quartzo foi apresentada pelo Adriano Benayon (Nova Democracia 28.01.2006). Para a fabricação de fibra óptica nosso quartzo é purificado quimicamente na Alemanha e são fundidos os bastões de quartzo vítreo de alta pureza. Aqui apenas os esticamos para fazer a fibra óptica!

Qual é o preço do quartzo em brita exportado para a Alemanha ? Qual é o preço dos bastões de quartzo vítreo importados da Alemanha ?

O Brasil exporta berilo, o mineral que, sob a forma de cristais transparentes , esverdeados e azulados é chamado Água Marinha e, sob a forma de cristais verdes, é chamado Esmeralda. No meio do berilo exportado encontram-se águas marinhas e esmeraldas, como já foi denunciado pela CNEN há muitos anos!

O berilo é a matéria prima para obter o elemento Berílio, usado para fabricar um tipo de bronze de altíssima dureza, usado nas velas de ignição de motores automotivos e nos contatos elétricos de interruptores dos países desenvolvidos pela mesma razão : só forma faísca elétrica sob alta tensão.

Os interruptores brasileiros , domésticos ou automotivos usam qualquer latão, ou até aço carbono cobreado, que formam faíscas sob baixa tensão, causando um grande número de explosões e incêndios, que poderiam ser evitados se os interruptores usassem bronze de berílio!

Outro uso dos bronzes de berílio : molas de aparelhos de precisão, por ser temperável, como os aços, sem ser magnético!

Onde está o ouro de Serra Pelada ? e o paládio e a platina nele contidos ?

Quais os teores de ouro presente nos minérios de ferro que são exportados ?

Qual o balanço das importações de prata, mercúrio e de outros metais?

Estamos exportando concentrados de chumbo e de cobre. Há excedentes ?

Onde se obtêm informações sobre as exportações de pedras preciosas ?

Os diamantes merecem atenção especial. Segundo um especialista em diamantes, que já teve lapidação e 1800 funcionários, o Brasil tem 11 locais com diamantes de alta qualidade, como os da África do Sul e as exportações, hoje são de diamantes brutos.

Quem distingue um diamante bruto de outros cristais transparentes é garimpeiro ou um ourives. Qual a fiscalização que existe ?

A roubalheira na exportação de alumínio merece um artigo à parte !

É preciso controlar as exportações, fiscalizar, com laboratórios, em todos os portos e nos aeroportos internacionais e valorizar os nossos produtos ! Para que exportar matérias primas ? É preciso industrializá-los, processando-os de todas as maneiras, agregando valor.

Um basta à exportação de minérios brutos de ferro e manganês, e de quartzo !

Investigação sobre a columbita-tantalita, berilo, torianita , metais preciosos e pedras preciosas.

Um comentário:

  1. Sou fã desse cara!

    Além de ensinar( e saber) como ninguém sobre os assuntos da análise quantitativa , instiga em seus alunos a chama da busca do conhecimento real, instigando a razão e o pensamento sobre assuntos diversos.

    Ter aula com ele é algo sem precedentes.

    ResponderExcluir

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.